sábado, 30 de novembro de 2013

I Círculo de Diálogo Segurança Pública



No dia 02 de agosto do corrente ano foi realizado o I Círculo de Diálogo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro, com as três turmas da EJA, uma do Ciclo I e duas do Ciclo II, das 19h50 às 21h, com o objetivo de dialogar sobre a realidade da Segurança Pública em nosso país e especificamente no bairro de Mandacaru.
A princípio propomos uma atividade que funcionou como um quebra-gelo, motivando-os e despertando-os para uma maior participação e um melhor aproveitamento do debate. Desta forma, dividimos as turmas em trios entregando a cada grupo uma imagem para ser analisada para que observassem as imagens, percebendo o que elas representavam sobre a Segurança Pública.
Após este momento de reflexão pedimos para que relatassem o que haviam percebido a partir da observação e análise das imagens, no que concerne aos aspectos positivos e negativos de cada imagem, e eles apresentaram muito bem discutindo cada aspecto.

A partir da observação destas imagens uma aluna colocou o seguinte:
Esse é um grande problema porque os próprios policiais sofrem com o perigo da sua profissão e com as ameaças dos bandidos e a gente acaba sofrendo com isso, porque não temos segurança nas ruas e tem até lugar que os policiais não entram por medo dos bandidos. (Aluna X da EJA)

Essa fala nos remete a um grande problema que é a insegurança sofrida pelos próprios policiais, principalmente aqueles que não se vendem a corrupção e a bandidagem. Diante disso, pudemos perceber que os policiais também são humanos como nós e estão sujeitos as mesmas situações de perigo, se não
dizer a situações bem piores, de grande periculosidade.
 
Destacamos um forte questionamento presente na fala dos alunos: “Mas também existem policiais safados e corruptos que acabam caindo na bandidagem e a gente fica sem saber o que fazer e continuamos com medo.” (Aluna X da EJA). Realmente sabemos que existem policiais corruptos que se vendem, mas segundo a Constituição é dever deles promover a nossa segurança e dever nosso denunciar qualquer ação contrária, essa denúncia deve ser feita ao Ministério Público que tem por obrigação averiguar a veracidade dos fatos, pois o que não podemos é ficar calados esperando que os problemas aumentem, tornando-se ainda mais prejudiciais.
Após as discussões, relatos de experiências e análise das imagens, propomos aos alunos confeccionar dois cartazes: Aspectos Positivos da Segurança Pública e Aspectos Negativos da Segurança Pública,  onde eles separaram e classificaram as imagens por seus aspectos positivos ou negativos.

Assim, colocamos a disposição dos alunos o telefone de contato da linha policial que atende no bairro de Mandacaru e que pode ser acionada em caso de diligências, pois o atendimento será bem mais rápido. Abordamos que o direito à segurança pública é garantido por lei, por isso toda a sociedade tem direitos e pode/deve recorrer e lutar pela efetivação desses direitos diante de uma violação, saindo da condição de vítima para a condição de agente transformador. Discutimos um pouco sobre a nossa posição enquanto sociedade civil diante da problemática da segurança pública. Como percebemos, a segurança pública parte de uma reunião de esforços que ensejam um bem comum que é a paz social e a convivência harmônica pautada na tranquilidade e ausência de medo e ameaças. No entanto, é preciso romper com a antiga ideia de que segurança pública se resume apenas à Polícia que prende o marginal e o manda para a cadeia, não que o delinquente não deva ser punido por suas infrações, mas ao contrário disso, segurança pública é uma ação conjunta, esforço conjunto, entre sociedade e Estado.

Priscylla do Nascimento Silva
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

 

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