No
dia 02 de agosto do corrente ano foi realizado o I Círculo de Diálogo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador
Ruy Carneiro, com as três turmas da EJA, uma do Ciclo I e duas do Ciclo
II, das 19h50 às 21h, com o objetivo
de dialogar sobre a realidade da Segurança Pública em nosso país e
especificamente no bairro de Mandacaru.
A
princípio propomos uma atividade que funcionou como um quebra-gelo,
motivando-os e despertando-os para uma maior participação e um melhor
aproveitamento do debate. Desta forma, dividimos as turmas em trios entregando
a cada grupo uma imagem para ser analisada para que observassem as imagens,
percebendo o que elas representavam sobre a Segurança Pública.
Após
este momento de reflexão pedimos para que relatassem o que haviam percebido a
partir da observação e análise das imagens, no que concerne aos aspectos
positivos e negativos de cada imagem, e eles apresentaram muito bem discutindo
cada aspecto.
A partir da observação
destas imagens uma aluna colocou o seguinte:
Esse
é um grande problema porque os próprios policiais sofrem com o perigo da sua
profissão e com as ameaças dos bandidos e a gente acaba sofrendo com isso,
porque não temos segurança nas ruas e tem até lugar que os policiais não entram
por medo dos bandidos. (Aluna X da EJA)
Essa
fala nos remete a um grande problema que é a insegurança sofrida pelos próprios
policiais, principalmente aqueles que não se vendem a corrupção e a bandidagem.
Diante disso, pudemos perceber que os policiais também são humanos como nós e
estão sujeitos as mesmas situações de perigo, se não
dizer a situações bem
piores, de grande periculosidade.
Destacamos um forte questionamento presente na fala
dos alunos: “Mas também existem policiais safados e corruptos que acabam caindo
na bandidagem e a gente fica sem saber o que fazer e continuamos com medo.”
(Aluna X da EJA). Realmente sabemos que existem policiais corruptos que se
vendem, mas segundo a Constituição é dever deles promover a nossa segurança e
dever nosso denunciar qualquer ação contrária, essa denúncia deve ser feita ao
Ministério Público que tem por obrigação averiguar a veracidade dos fatos, pois
o que não podemos é ficar calados esperando que os problemas aumentem,
tornando-se ainda mais prejudiciais.
Após as discussões, relatos de experiências e
análise das imagens, propomos aos alunos confeccionar dois cartazes: Aspectos Positivos da Segurança Pública e
Aspectos Negativos da Segurança Pública, onde eles separaram e classificaram as imagens
por seus aspectos positivos ou negativos.
Assim,
colocamos a disposição dos alunos o telefone de contato da linha policial que
atende no bairro de Mandacaru e que pode ser acionada em caso de diligências,
pois o atendimento será bem mais rápido. Abordamos que o direito à segurança
pública é garantido por lei, por isso toda a sociedade tem direitos e pode/deve
recorrer e lutar pela efetivação desses direitos diante de uma violação, saindo
da condição de vítima para a condição de agente transformador. Discutimos
um pouco sobre a nossa posição enquanto sociedade civil diante da problemática
da segurança pública. Como percebemos, a segurança pública parte de uma reunião
de esforços que ensejam um bem comum que é a paz social e a convivência
harmônica pautada na tranquilidade e ausência de medo e ameaças. No entanto, é
preciso romper com a antiga ideia de que segurança pública se resume apenas à
Polícia que prende o marginal e o manda para a cadeia, não que o delinquente
não deva ser punido por suas infrações, mas ao contrário disso, segurança
pública é uma ação conjunta, esforço conjunto, entre sociedade e Estado.
Priscylla do Nascimento Silva
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em Direitos Humanos:
construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da
UFPB
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