terça-feira, 5 de novembro de 2013

COLETA DAS SITUAÇÕES GERADORAS - 2013

Escola Municipal Senador Ruy Carneiro...
Ao décimo quinto dia do mês de agosto do corrente ano, fomos a Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, situada no bairro de Mandacaru, na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba às 19h30.
Primeiramente falamos com a diretora da escola a qual nos recebeu muito bem. Posteriormente falamos com a supervisora escolar, a mesma mostrou-se muito feliz em receber e trabalhar a temática dos Direitos Humanos na escola com os alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA por mais um ano, uma vez que esse projeto já vem sendo desenvolvido na escola já faz um tempo. Ela mostrou-se muito feliz por que segundo a mesma com o trabalho desenvolvido na escola os alunos passaram a sentirem-se como um cidadão atuante na sociedade conhecendo os seus direitos e deveres.
Frente, refeitório e corredor da Escola Municipal Ruy Carneiro

Fonte: Arquivo pessoal/PROLICEN/2013
         Nesta noite tivemos o contato com a turma do ciclo I e II. No total fizeram-se presente 41 pessoas nesse primeiro momento. Em maioria mulheres e a faixa etária variou entre jovens e adultos.
O nosso objetivo foi de inicio nos apresentar, apresentar o projeto e coletar situações, temas, assuntos que despertassem nos alunos um interesse maior em saber sobre seus direitos e deveres e também saber aonde reivindicar, procurar, reclamar por tais direitos, para que assim formulássemos os nossos círculos de diálogos. 
De inicio os alunos dos ciclos que já participaram do projeto, mostraram-se muito felizes por saber que iríamos trabalhar mais um ano com eles. Fala da aluna “X” da EJA: “O ano passado foi muito bom às palestras de vocês eu mesmo posso dizer que aprendi muito. Muito bom mesmo ver vocês de novo aqui na escola”. 

Os que ainda não conheciam o projeto ficaram bastante empolgados com a novidade, porém tiveram alguns que se manifestam timidez para falar, mas depois que conversamos com eles e explicamos como o nosso projeto se desenvolve e explicarmos que tais situações, como por exemplo, a violência sofrida por uma mulher por seu marido dentro do lar de ambos, o não direito ao assento preferencial nos ônibus coletivos aos idosos, etc ocorrem ou podem vir a ocorrer no cotidiano, eles foram trazendo situações diárias na qual eles queriam mais informações sobre como agir, onde ou com quem reclamar a quem recorrer, etc.
Foi notória a evolução da aprendizagem dos alunos na hora que eles começaram a propor os temas dos círculos. Eles não repetiram os temas dos círculos do ano passado, eles queriam novidades. Um dos alunos relatou o seguinte:
“Ontem quando agente saiu da escola houve um assalto e tinha acabado de passar uma viatura policial por aqui e eles não fizeram nada”. Acho que poderíamos falar sobre isso. Fala do aluno “Y” da EJA.
Adoramos a iniciativa e logo sugerimos que esse círculo fosse sobre Segurança Pública e eles concordaram. Vários outros temas foram surgindo no decorrer da conversa, vindo junto com relatos de violações sofridas. Daí se explica a necessidade de falar, aprender, discutir sobre esses temas. Outros temas sugeridos foram O direito a saúde, a diversidade, corrupção no Brasil, cidadania e trabalho, fiscalização nos órgãos públicos, etc.
Aluno(a)s, professores da EJA Ciclo I e II  e extensionistas
Fonte: Arquivo pessoal/PROLICEN/2013
Ficamos de pesquisar, estudar sobre as questões levantadas e levar todas as informações nas próximas visitas a escola e de acordo com o que registramos formulamos o nosso primeiro círculo de diálogo que será sobre Segurança Pública. Despedimos-nos dos alunos e da equipe pedagógica e nos mostramos muito gratas por termos sido bem recebidas mais uma vez na escola.
Assim como em todos os anos o projeto: Educação em Direitos Humanos: construindo o sujeito de direitos nas salas de EJA, vinculado ao programa de Licenciatura da UFPB está em parceria com a Escola Municipal Ruy Carneiro, a fim de fazermos no final do ano, mais especificamente em dezembro uma culminância, onde serão apresentados todos os trabalhos como, por exemplo, cartazes, varal de notícias, maquetes, etc resultados dos círculos de diálogos desenvolvidos no decorrer do ano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
                        O que pode-se notar é que o público da EJA tem o conhecimento de muito dos  direitos que eles como pessoas humanas abrangem, porém eles não sabem aonde ou a quem recorrern para reivindicar tais direitos, por tanto é de suma importância a coleta de dados,  para assim formar os círculos de diálogos, pois diante dessa metodologia só abordaremos temas de acordo com as necessidades dos mesmos.
            Nota-se que construir sujeitos de direitos nas salas de EJA é uma missão não muito fácil, pois os mesmos já estão tão acostumados com a realidade que o cercam, ou seja, já estão acostumados a ter vários de seus direitos violados no cotidiano que eles são desesperançosos em uma realidade diferente, onde haja um respeito mútuo, um espírito de solidariedade, onde possa-se viver dignamente, porém também não é uma missão impossível, caberá ao educador ter uma postura reflexiva de seus direitos e deveres para com a sociedade em que vive e passa-las aos seus educando buscando sempre a transformação e melhoria da sociedade em que vivemos.
Flávia Tavares Gomes
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Voluntária do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário