Aconteceu
nos dias 20 e 21 de novembro do corrente ano o II CICLO DIALÓGICO CONTRIBUIÇÃO
E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA PAULO FREIRE na Universidade Federal da Paraíba – UFPB,
campus I, João Pessoa, Centro de Educação – CE.
O evento teve por objetivo identificar e analisar a
contribuição da Pedagogia Paulo Freire na perspectiva da reinvenção nas
políticas e práticas emancipadoras e curriculares de formação de professores
nos sistemas públicos de ensino, bem como socializar com gestores, pesquisadores
e educadores o legado freireano para a educação.
O
evento inicio-se na quarta com o credenciamento dos participantes e posteriormente
as 19h aconteceu a abertura da mesa 1: CONTRIBUIÇÃO
E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA PAULO FREIRE com os professores e professoras: Dr.ª Rita de Cassia Cavalcanti
Porto – UFPB/GEPPF, Dr. Alexandre Magno Tavares da Silva -UFPB; Ms. Laura Brito
– UFPB e Dr. Agostinho Silva Rosas
-Presidente do Centro Paulo Freire -Estudos e Pesquisas. -ESEF/UPE.
VEJA OS PONTOS QUE FORAM DISCUTIDOS NA MESA 1:
20/11-quarta-feira:
- Relação de opressão x educação como prática de liberdade;
- A importância da educação libertadora;
- A obra mais conhecida de Paulo Freire = Pedagogia do Oprimido;
- A educação popular é uma educação emacipadora;
- Além da leitura de mundo que antecede a leitura da palavra é preciso a reescrita do mundo através de nós.
- Durante o debate falou-se me três palavras geradoras importantes: DIÁLOGO, PROTAGONISMO E ESPERANÇA;
- Tudo o que nós aprendemos é revolucionário;
- A importância de se refletir sobre as palavras geradoras com que irá se trabalhar;
- Ler o mundo sabendo que ele mudou e mudará;
- Por fim falou-se que é necessário: ler mais, escrever mais, pensar mais, dialogar mais, duvidar mais e agir mais.
No dia 21/11 assistimos a roda de dialogo
quatro, intitulada: Paulo Freire e
Direitos Humanos, ministrada pela professora. Dra. Maria Nazaré Tavares
Zenaide, mesa essa que foi muito rica de informações para quem é atuante dos
Direitos Humanos.
CONFIRAM OS PONTOS DISCUTIDOS: 21/11- quinta-feira:
- Paulo Freire um educador que não dissociava Educação dos direitos humanos e da cidadania;
- As primeiras ações dos direitos humanos eram fazer visitas às pessoas nos presídios;
- Paulo Freire fundou os parâmetros teóricos metodológicos da educação popular em direitos humanos;
- A EDH emerge da educação popular;
Foi
falado também sobre a Anistia e Paulo Freire:
- Com a anistia veio os direitos que até então tinham sido violados. Como por exemplo, a retratação financeira e a retratação moral que Paulo Freire recebeu, quando o Estado oficialmente emitiu um pedido de desculpas;
- Um dos discursos de Paulo Freire: É PRECISO DENUNCIAR E ANUNCIAR;
- Resistir às formas de opressão;
- Amar profundamente a humanização;
- Educar para reconhecer o outro e para uma consciência crítica;
- Quem trabalha com os DH não podemos ficar em “cima do muro”, temos que defender uma causa e amar tal causa,
Para
encerrar a agradável tarde, deu-se inicio a um debate, onde todos que estavam
na sala podiam opinar e trazer contribuições sobre o que tinha sido apresentado
pela professora Nazaré.
PARABENIZAMOS as professoras organizadoras Dra.
Rita de Cassia Cavalcanti Porto, Dra. Ana Luisa Nogueira de Amorim, Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide e a todo o grupo pelo grande evento!!! E que
venham mais e mais...
Flávia Tavares
Gomes
Graduanda de
Pedagogia/UFPB
Voluntária do
Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas
salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de
Cidadania e Direitos Humanos da UFPB
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