domingo, 24 de novembro de 2013

II CICLO DIALÓGICO CONTRIBUIÇÃO E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA PAULO FREIRE

Aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro do corrente ano o II CICLO DIALÓGICO CONTRIBUIÇÃO E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA PAULO FREIRE na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, campus I, João Pessoa, Centro de Educação – CE.
O evento teve por objetivo identificar e analisar a contribuição da Pedagogia Paulo Freire na perspectiva da reinvenção nas políticas e práticas emancipadoras e curriculares de formação de professores nos sistemas públicos de ensino, bem como socializar com gestores, pesquisadores e educadores o legado freireano para a educação.

O evento inicio-se na quarta com o credenciamento dos participantes e posteriormente as 19h aconteceu a abertura da mesa 1: CONTRIBUIÇÃO E REINVENÇÃO DA PEDAGOGIA PAULO FREIRE com os professores e professoras:  Dr.ª Rita de Cassia Cavalcanti Porto – UFPB/GEPPF, Dr. Alexandre Magno Tavares da Silva -UFPB; Ms. Laura Brito – UFPB e  Dr. Agostinho Silva Rosas -Presidente do Centro Paulo Freire -Estudos e Pesquisas. -ESEF/UPE.



VEJA OS PONTOS QUE FORAM DISCUTIDOS NA MESA 1:
20/11-quarta-feira:

  • Relação de opressão x educação como prática de liberdade;
  • A importância da educação libertadora;
  • A obra mais conhecida de Paulo Freire = Pedagogia do Oprimido;
  • A leitura de mundo que antecede a leitura da palavra;
  • A educação popular é uma educação emacipadora;
  • Além da leitura de mundo que antecede a leitura da palavra é preciso a reescrita do mundo através de nós.
  • Durante o debate falou-se me três palavras geradoras importantes: DIÁLOGO, PROTAGONISMO E ESPERANÇA;
  • Tudo o que nós aprendemos é revolucionário;
  • A importância de se refletir sobre as palavras geradoras com que irá se trabalhar;
  • Ler o mundo sabendo que ele mudou e mudará;
  • Por fim falou-se que é necessário: ler mais, escrever mais, pensar mais, dialogar mais, duvidar mais e agir mais.
 No dia 21/11 assistimos a roda de dialogo quatro, intitulada: Paulo Freire e Direitos Humanos, ministrada pela professora. Dra. Maria Nazaré Tavares Zenaide, mesa essa que foi muito rica de informações para quem é atuante dos Direitos Humanos.

CONFIRAM OS PONTOS DISCUTIDOS: 21/11- quinta-feira:

  • Paulo Freire um educador que não dissociava Educação dos direitos humanos e da cidadania;
  • As primeiras ações dos direitos humanos eram fazer visitas às pessoas nos presídios;
  • Paulo Freire fundou os parâmetros teóricos metodológicos da educação popular em direitos humanos;
  • A EDH emerge da educação popular;
Foi falado também sobre a Anistia e Paulo Freire:

  • Com a anistia veio os direitos que até então tinham sido violados. Como por exemplo, a retratação financeira e a retratação moral que Paulo Freire recebeu, quando o Estado oficialmente emitiu um pedido de desculpas;
  • No exílio Paulo Freire escreveu o livro Pedagogia da Esperança;
  • Um dos discursos de Paulo Freire: É PRECISO DENUNCIAR E ANUNCIAR;
  • Resistir às formas de opressão;
  • Amar profundamente a humanização;
  • Educar para reconhecer o outro e para uma consciência crítica;
  • Quem trabalha com os DH não podemos ficar em “cima do muro”, temos que defender uma causa e amar tal causa,
Para encerrar a agradável tarde, deu-se inicio a um debate, onde todos que estavam na sala podiam opinar e trazer contribuições sobre o que tinha sido apresentado pela professora Nazaré.

PARABENIZAMOS as professoras organizadoras  Dra. Rita de Cassia Cavalcanti Porto, Dra. Ana Luisa Nogueira de Amorim, Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide e a todo o grupo pelo grande evento!!! E que venham mais e mais...

Flávia Tavares Gomes
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Voluntária do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

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