quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

III Círculo de Diálogo - Tema: Diversidade



O III Círculo de Diálogo, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro, teve como tema diversidade.
O desenvolvimento desse círculo foi muito importante para a formação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, uma vez que discutimos sobre o respeito à diferença, o respeito aos cidadãos independente de sua cor, ração, religião, cultura, classe social, opção sexual, enfim, refletimos sobre as diversidades existentes em nossa sociedade brasileira e no mundo e o nosso dever de respeitar essas diferenças.
É importante destacar que a diversidade, se constitui um direito humano. Ou seja, temos o direito de sermos diferentes e o dever de respeitar quem é diferente de nós. Assim, somos iguais na diferença, isto é, somos diferentes, mas iguais em dignidade e direitos.
Ao iniciar o diálogo, introduzimos a cerca dos direitos humanos e sobre diversidade, foi um momento de reflexão.  Algo interessante de ser mencionado é que ao falarmos a palavra “diversidade”, que para nós é comum, os alunos não sabiam o que significava diversidade, ficamos surpresos com essa “não familiaridade” dos alunos com a palavra. Então, foi preciso iniciar sobre diversidade partindo do próprio conceito de diversidade, ou seja, explicando o que é, o que significa diversidade, onde está a diversidade em nosso dia a dia, etc. Enfim, algo tão simples para nós, mas que nas salas da EJA foi preciso falarmos a “língua” deles, para que o diálogo acontecesse.
Depois disso, os alunos compreenderam sobre diversidade e interagiram surpreendentemente no debate e na dinâmica realizada.
A dinâmica foi bastante significativa, pois os alunos se dividiram em grupo e cada grupo ficou responsável por produzir um cartaz com um tipo de diversidade. Um grupo ficou com a diversidade cultural, outro com a diversidade religiosa, outro sobre pessoas com deficiências, e assim por diante. Após essa produção, abrimos o espaço para a socialização desses cartazes e um representante de cada grupo falava sobre o mesmo.
Dentre as falas, destacamos a fala de um dos alunos da EJA, que afirmou:
“ Devemos respeitar os deficientes, eles tem os mesmos direitos de nós.”
“ Infelizmente, esse respeito ainda não existe 100% no nosso país, ainda existe muito preconceito.”
Esse Círculo de Diálogo foi muito relevante tanto para os educando da EJA, que refletiram como nossa sociedade é diversa, e necessitada de mais respeito e menos preconceito, como para a equipe do projeto, que presenciou as opiniões e vivencias dos alunos a cerca do tema abordado. Assim, foi um momento muito rico, pois refletimos e discutimos, e nos conscientizamos da importância do respeito à diversidade.



Auristela Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário