quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

IV Circulo de diálogo - tema: Corrupção e Eleição no Brasil

    O IV Círculo de Diálogo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro aconteceu , com as três turmas da EJA, uma do Ciclo I e duas do Ciclo II,  no vigessimo terceiro dia do mês de outubro do  corrente ano,  das 20h20 às 21h10 e teve como tema Corrupção e eleição.
No início houve uma simulação de eleição,foi feita pela nossa equipe anteriormente cédulas de papeis inspiradas nas eleições antigas. Nessas cédulas possuía algumas opções,umas de punho positiva como educação de qualidade, coleta coletiva, mais dignidade,justiça social e como também de punho negativo como corrupção e compra de votos. Após essa votação foi feito um questionamento por  tais escolhas, procurando desenvolver uma grande reflexão sobre o tema.Essa atividade inicial no serviu para coletar informações sobre as vivências e o pensamentos dos alunos da EJA sobre o tema proposto,que foi de grande valor.
       Foi notório uma certa resistência dos indivíduos ao falar da importância do voto e eleições, graças a forma negativa  com o qual eles enxergam os políticos. A todo momento foi exposto escândalos de corrupção e  descrédito por serviços públicos de péssima qualidade.Então foi necessário desconstruir essa ideia de descaso com o voto, e através das vivencias dos sujeitos construir uma conscientização sobre  a importância do voto  para efeito de mudança das desigualdades sociais.

                             “É mensalão, é deputado colocando dinheiro na cueca, falta de respeito com quem é honesto e  tenta      viver de for ma justa.” (Aluno Y da EJA)

                             “Eles só aparece m aqui na época de eleições,querendo nosso voto,pro metendo várias coisas e nunca      voltam,esquece m que existi mos, não melhora o posto de saúde,consultas só para o ano que vem,aí quando chega uma nova eleição aparece eles todos deputados,prefeito,governador pedindo voto”  (Aluno E  da EJA



        Foi levantado temas como a História do voto e eleições no Brasil, onde grupos discriminados como mulheres, pobres, negros,analfabetos,entre outros que lutaram para votar, como também outro tema a ser abordado é a venda do voto, de como  é importante a não negociação de nosso direito. E o diálogo foi tão interessante que os próprios alunos e professores da EJA que ouviam distante chegaram a conclusão com direcionamento da equipe do projeto Prolicen que não vale a pena vender pois os mesmos que compraram vão permanecer por 4 anos no cargo tirando muito mais proveito. 

          No nosso diálogo a todo tempo era citado o artigo 14 da Constituição de 1988 que afirma o direito ao voto, que o voto é universal,secreto e de mesmo valor para todos. Esses princípios foram trabalhados um por um  no debate. E não esquecendo do direito opcional ao voto dos idosos, jovens entre 16 a 18 anos e analfabetos.

       Varias informações foram dadas aos alunos como contatos da Ouvidoria do Tribunal de contas como ponte de denuncias da população.Sendo passado o princípio que esse órgão público tem o dever de fiscalizar e que é muito bem aceito participação da população. Também foi passado informações sobre a aprovação de leis com iniciativa popular e Lei ficha limpa.

      Para fechar o círculo fizemos uma última atividade, produzimos em uma cartolina a bandeira do Brasil e colocamos em uma mesa e pegamos outra mesa e colocamos várias fotos, exemplos gravuras de fila grande para atendimento médico em  posto de saúde, desmatamento, educação de qualidade, um cidadão votando, entre outras. Logo pedimos  para que em grupo eles  escolhessem fotos que representavam o Brasil atual pegando como base  tudo que tinha sido discutido e argumentado. Percebemos um momento agradável e de participação de todos. 

Felipe Ivo - Voluntário do projeto - PROLICEN 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário