quarta-feira, 17 de outubro de 2012

III Círculo de diálogo – Pensão Alimentícia



 O projeto Educação em Direitos Humanos: construindo o sujeito de direitos nas salas de EJA – UFPB. Com o objetivo de levar a comunidade escolar da EJA a conhecer e efetivar os direitos como seres autônomos. Articulou mais um círculo de Diálogo, este foi na Escola Ministro José Américo, situada no bairro do José Américo na cidade de João Pessoa.
O III Círculo de diálogo com a temática Pensão Alimentícia ocorreu no dia 10 de Setembro de 2012, com os Ciclos I e II da Eja da Escola José Américo, neste circulo contamos com apenas seis alunos, começando às 19h55min. Tendo como facilitadoras: Flávia Gomes, Priscylla Nascimento e Rita de Cássia.
Ao chegarmos à escola fomos até a professora, à mesma nos informou que os ciclos I e II estavam juntos, já que a outra professora não estava presente. Diante do exposto, nos apresentamos e também apresentamos a temática a ser debatida aquela noite. Esta temática foi escolhida pelos próprios alunos na visita anterior, já que os mesmos relataram que era de bastante importância saber os seus direitos acerca da Pensão Alimentícia.
Apesar de ter sido um circulo pequeno, contando com apenas seis alunos (a falta dos alunos deu-se por motivos desconhecidos a equipe, entretanto foi possível perceber que com ausência de uma das professoras, logo seus alunos também faltariam) foi bastante proveitoso. Uns de seus principais questionamentos eram se a ex-esposa também teria direito a pensão alimentícia. Outro questionamento foi acerca do valor pago, de como seria feito esse pagamento, entre outras dúvidas. Um dos alunos presentes relatou:
                                                                      
Isso é muito errado. Eu aceito pagar o dinheiro do meu filho, porque é meu filho, mas o dinheiro “pra” ex-mulher eu pago não. (Aluno X da EJA)

 A equipe do projeto teve como subsidio para esta visita, a LEI N° 5.478, DE 25 DE JULHO DE 1968 que fala sobre a temática exposta, também utilizamos de fodem, onde continha perguntas e respostas, orientações e os contatos necessários para maiores informações. A equipe preparou um vídeo para um melhor esclarecimento sobre a temática, entretanto a escola não disponibilizou o material necessário para a efetivação do mesmo (Computador, data Show) mesmo o material sendo solicitado com antecedência.
Terminamos nosso III círculo de diálogo as 21h00min. Mesmo com todas as adversidades que surgiram durante a noite, podemos assim relatar como um círculo bastante proveitoso, onde conseguimos esclarecer as dúvidas e compartilhar de experiências tão presentes em nosso cotidiano. 

RITA DE CÁSSIA DA COSTA MAMÉDIO
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Voluntária do Projeto Educação em Direitos Humanos:construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário