quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Boas Vindas a Nossa Orientadora!!!

       Ontem, dia 28 de outubro, foi um dia de festa para os participantes e colaboradores do Projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direito no Curso de Pedagogia/CE/UFPB. Pois foi o dia em que nossa coordenadora, a Profª Drª Maria Elizete Guimarães Carvalho, retornou as atividades após passar um curto período afastada por licença médica.
 
      E para recebe-la de volta todo o grupo organizou uma pequena surpresa recheada de amor e carinho!
Seja Bem Vinda, Professora!! O tempo foi curto, porém suficiente para sentirmos muito sua falta.


Tema: Participantes do projeto, Mestrandas e Monitores Recepcionando a Professora Elizete. (Fonte: Arquivo Pessoal do Projeto)
 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Importância do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de seu Município


                   A escolha dos membros do Conselho Tutelar Municipal ocorre através do voto, ou seja, os membros são escolhidos de maneira democrática. Porém, por ser um processo eleitoral onde o eleitor não é obrigado a votar; as pessoas acabam não dando muita importância a tal processo e acabam negligenciando sua participação no processo de escolha.

                   Mas talvez alguns nem ao menos sabem o que é o Conselho Tutelar e Qual é a sua função em meio a sociedade. Por isso vamos deixar aqui uma pequena definição;
                   
                   O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao sistema de garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos Direitos das Crianças e Adolescentes, concebidos pela Lei de número 8.069 de 13 de julho de 1990, para garantir proteção integral de toda Criança e Adolescente de todo Brasil.

               Por isso é muito importante que no dia das eleições para Conselheiros Tutelares Municipais, que ocorrerá no dia 4 de outubro de 2015 (Domingo) em todo Brasil, nós possamos ir as urnas; Mas, que além disso possamos eleger pessoas comprometidas verdadeiramente com a proteção e o bem-estar das Crianças e Adolescentes.

             Procure os locais de votação em seu município e vote na pessoa mais preparada para assumir um cargo tão importante para todos!

Fonte: Google Imagens

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Seleção de Mestrado em Direitos Humanos PPGDH/UFPB

            
        O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas-PPGDH-  divulgou hoje a relação de aprovados para o Mestrado. E é com grande alegria que anunciamos a aprovação de nossa colega  Ana Danielly Leite Batista, que obteve o primeiro lugar na Linha 2, Políticas Públicas em Educação em Direitos Humanos, com nota 8,4.
                  Dany, como todos a chamam carinhosamente, se dedicou muito e foi merecedora de tal aprovação e colocação.

                  Todos que fazem parte do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN UFPB desejam a você muito sucesso e determinação nessa nova fase de sua Vida Acadêmica.
 

Fonte: PPGHE/UFPB

32 Anos da Morte de Margarida Maria Alves

              Hoje, 12 de agosto de 2015, fazem exatamente 32 anos que a militante camponesa, Margarida Maria Alves, foi morta de uma forma brutal. Margarida era uma mulher de luta. Foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande-PB.

              A camponesa lutava para  garantir os direitos para os trabalhadores do campo como registro em carteira de trabalho, jornada de 8 horas de trabalho diário, 13° salário, férias e outros. Por travar lutas e enfrentar as autoridades, Margarida passou a receber ameaças, até que no dia 12 de agosto de 1983 foi vitima de um tiro.

            Desde sua morte moradores de Alagoa Grande acordam com Flores Margaridas em suas portas, como um sinal de homenagem a mulher guerreira, Mãe Esposa e Defensora dos Direitos dos Camponeses.

         Assim como os moradores de Alagoa Grande, nós deixamos aqui margaridas para homenagearmos essa mulher que até hoje serve de exemplo.

Fonte: Google Imagens

 

sexta-feira, 31 de julho de 2015

VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  em parceria com  o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), O  Centro de Educação (CE)  e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) irá realizar entre os dias 12 e 14 de novembro de 2015 o VII Colóquio internacional de Políticas e Práticas Curriculares. O evento será realizado no Campus I da UFPB traz como Tema: Políticas de Currículo e Formação: Desafios Contemporâneos.

Dois participantes do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB, Luziel Augusto da Silva e Mariana de Souza Oliveira, estão escrevendo junto com a coordenadora um trabalho para ser submentido a apresentação no evento. O tema sugerido pela Professora Maria Elizete foi o Titulo do Projeto: Educação e Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos No Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB
As inscrições de alunos com submissão de trabalhos para serem apresentados nos GTs será realizada até o dia 31 de agosto, tal inscrição será realizada apenas por email.

Mais informações sobre o Evento no site http://www.viicoloquio.com.br/







Fonte: http://www.viicoloquio.com.br/

Participação da Coordenadora do Projeto no II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos.


A Coordenadora do Projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB, Professora Drª Maria Elizete Guimarães de Carvalho, participou do II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos. Participando da Mesa redonda 1, que teve como tema: Juventude e Direitos Humanos: Qual Protagonismo?

Além da Professora Mª Elizete, também participou da mesa redonda 1: Christiana Galvão Ferreira de Freitas ( Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República), Carla Liane Nascimento (UNEB), e Isabel Maria S. Oliveira Lima ( UCSAL). A mesa ainda teve como mediadora Patrícia Lessa ( UNEB/MPEJA).

O II Fórum Baiano foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2015 na Universidade do Estado da Bahia. A edição 2015 buscou tecer  reflexões, divulgar pesquisas e fomentar debates sobre concepções de juventude e suas construções históricas, sobre a diversidade e a inclusão dos jovens no espaço escolar e na sociedade, além da contínua interlocução do tema Educação em Direitos Humanos. E ainda teve como objetivo o fortalecimento  e a mobilização das comunidades acadêmicas e da sociedade contra as violações dos Direitos Humanos.
Tema: Professora Maria Elizete na Mesa (Fonte: Arquivo Pessoal)
 

 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Nossa Posição sobre a redução da Maioridade Penal


           
                 O grupo de Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB, vem se reunindo e fazendo estudos e discussões  sobre a Lei da Maioridade Penal, e com base nestes estudos tomamos uma postura contra a Redução da Maioridade Penal. Vimos, portanto, que tal Lei não é Viável, pois ela "fere" a Constituição Federal, que é garantida por Cláusula Pétrea, ou seja, não pode haver modificação, nem mesmo por emenda constitucional.
                 Com base em pesquisas também podemos ver que 40% dos adolescentes que cometem crime tem idade inferior a 16 anos, ou seja, não vai adiantar diminuir.
                Devemos lembrar que a única solução é a educação, e que a maneira mais viável para que futuramente haja uma mudança seria investir em Educação e não Presídios.

                                                          SIM, SOMOS CONTRA!!


Fonte da Imagem: www.tvexito.com.br 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estatuto da Pessoa com Deficiência: Mais Direitos conquistados!


           Após 12 anos de tramitação, ou seja de desenvolvimento ou construção do projeto, a Presidente da República, Dilma Rousseff, sansionou  nesta segunda-feira, 06 de julho de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Lei Brasileira de inclusão.
Além de consolidar os direitos de tal parcela da população o estatuto também criminaliza quem discriminar os portadores de necessidades especiais, podendo cumprir pena de 1 a 3 (um a três) anos de prisão.
Segundo o Ministro de Direitos Humanos o estatuto vai consolidar e fortalecer o conjunto de medidas do governo direcionado às pessoas com deficiência, também ressaltou que o cumprimento da lei não é apenas de responsabilidade do Governo Federal, e sim dos Governos e Municípios.
                                                 
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
Paulo Freire 


Fonte:Google Imagens



quarta-feira, 1 de julho de 2015

EQUIPE PROLICEN 2015

Coordenadora do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo  Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB.

Maria Elizete Guimarães Carvalho 
   Advogada civilista, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutora em Política Educativa, com fulcro em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade do MInho/PT. Professora da Universidade Federal da Paraíba, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR / GT - PB. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB - NCDH.  Credenciada aos Programas de Pós - Graduação em Educação - PPGE/UFPB e em Direitos Humanos - PPGDH/UFPB. Tem publicações nas áreas de Educação e Direitos Humanos.
E-mail: mecarvalho23@yahoo.com.br
                             



BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS(AS)
                          
       Ana Danielly Leite Batista
                   
   Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB - NCDH. Foi voluntária do Projeto de Monitoria História da Educação: entre as continuidades e rupturas do tempo histórico, Programa de monitoria/UFPB
Trabalhos publicados na área de Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.


 
 





 BRUNA GUIMARÃES 

     Cirurgiã-dentista graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduada em Reabilitação Oral/COESP/João Pessoa, mestranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia/PPGO/UFPB, aluna de Estágio Docência da Disciplina de Oclusão/DOR/UFPB e voluntária do projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia/CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
 

email:brunaguimaraes1919@gmail.com

Luziel Augusto da Silva

     Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Voluntário do projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia/CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.Bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC)
E-mail: luziel.augusto@hotmail.com
Mariana de Souza Oliveira

   Graduanda do Curso de Pedagogia Presencial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB. Coordenadora de Comunicação e Cultura do Diretório Acadêmico de Pedagogia/UFPB.
E-mail: marizinhasousa@hotmail.com.br
Noêmia Soares Barbosa Leal

        Mestranda no Curso de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania, e Política Públicas (PPGDH/CCHLA/UFPB). Graduada em Psicologia. Estágio Docência na Disciplina História da educação II no curso de Pedagogia CE/UFPB. Voluntária do Projeto: educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
E-mail: noemia.barbosa@hotmail.com

Paulo Ricardo Reis

       Graduando do Curso de Pedagogia Pela Universidade Federal da Paraíba. Voluntário do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos No Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.Coordenador de Finanças do Diretório Acadêmico de Pedagogia/UFPB.
E-mail: pricardossreis@gmail.com




Rossana Farias Queiroz Ferrer

       Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Ciências Biológicas. Voluntária do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
E-mail: rossanafs@hotmail.com

                                        





Walquiria dos Santos Lima

      Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Voluntária do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
E-mail: walquirialima1@gmail.com