sexta-feira, 31 de julho de 2015

VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  em parceria com  o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), O  Centro de Educação (CE)  e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) irá realizar entre os dias 12 e 14 de novembro de 2015 o VII Colóquio internacional de Políticas e Práticas Curriculares. O evento será realizado no Campus I da UFPB traz como Tema: Políticas de Currículo e Formação: Desafios Contemporâneos.

Dois participantes do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB, Luziel Augusto da Silva e Mariana de Souza Oliveira, estão escrevendo junto com a coordenadora um trabalho para ser submentido a apresentação no evento. O tema sugerido pela Professora Maria Elizete foi o Titulo do Projeto: Educação e Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos No Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB
As inscrições de alunos com submissão de trabalhos para serem apresentados nos GTs será realizada até o dia 31 de agosto, tal inscrição será realizada apenas por email.

Mais informações sobre o Evento no site http://www.viicoloquio.com.br/







Fonte: http://www.viicoloquio.com.br/

Participação da Coordenadora do Projeto no II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos.


A Coordenadora do Projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB, Professora Drª Maria Elizete Guimarães de Carvalho, participou do II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos. Participando da Mesa redonda 1, que teve como tema: Juventude e Direitos Humanos: Qual Protagonismo?

Além da Professora Mª Elizete, também participou da mesa redonda 1: Christiana Galvão Ferreira de Freitas ( Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República), Carla Liane Nascimento (UNEB), e Isabel Maria S. Oliveira Lima ( UCSAL). A mesa ainda teve como mediadora Patrícia Lessa ( UNEB/MPEJA).

O II Fórum Baiano foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2015 na Universidade do Estado da Bahia. A edição 2015 buscou tecer  reflexões, divulgar pesquisas e fomentar debates sobre concepções de juventude e suas construções históricas, sobre a diversidade e a inclusão dos jovens no espaço escolar e na sociedade, além da contínua interlocução do tema Educação em Direitos Humanos. E ainda teve como objetivo o fortalecimento  e a mobilização das comunidades acadêmicas e da sociedade contra as violações dos Direitos Humanos.
Tema: Professora Maria Elizete na Mesa (Fonte: Arquivo Pessoal)
 

 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Nossa Posição sobre a redução da Maioridade Penal


           
                 O grupo de Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB, vem se reunindo e fazendo estudos e discussões  sobre a Lei da Maioridade Penal, e com base nestes estudos tomamos uma postura contra a Redução da Maioridade Penal. Vimos, portanto, que tal Lei não é Viável, pois ela "fere" a Constituição Federal, que é garantida por Cláusula Pétrea, ou seja, não pode haver modificação, nem mesmo por emenda constitucional.
                 Com base em pesquisas também podemos ver que 40% dos adolescentes que cometem crime tem idade inferior a 16 anos, ou seja, não vai adiantar diminuir.
                Devemos lembrar que a única solução é a educação, e que a maneira mais viável para que futuramente haja uma mudança seria investir em Educação e não Presídios.

                                                          SIM, SOMOS CONTRA!!


Fonte da Imagem: www.tvexito.com.br 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estatuto da Pessoa com Deficiência: Mais Direitos conquistados!


           Após 12 anos de tramitação, ou seja de desenvolvimento ou construção do projeto, a Presidente da República, Dilma Rousseff, sansionou  nesta segunda-feira, 06 de julho de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Lei Brasileira de inclusão.
Além de consolidar os direitos de tal parcela da população o estatuto também criminaliza quem discriminar os portadores de necessidades especiais, podendo cumprir pena de 1 a 3 (um a três) anos de prisão.
Segundo o Ministro de Direitos Humanos o estatuto vai consolidar e fortalecer o conjunto de medidas do governo direcionado às pessoas com deficiência, também ressaltou que o cumprimento da lei não é apenas de responsabilidade do Governo Federal, e sim dos Governos e Municípios.
                                                 
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
Paulo Freire 


Fonte:Google Imagens



quarta-feira, 1 de julho de 2015

EQUIPE PROLICEN 2015

Coordenadora do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo  Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB.

Maria Elizete Guimarães Carvalho 
   Advogada civilista, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutora em Política Educativa, com fulcro em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade do MInho/PT. Professora da Universidade Federal da Paraíba, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR / GT - PB. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB - NCDH.  Credenciada aos Programas de Pós - Graduação em Educação - PPGE/UFPB e em Direitos Humanos - PPGDH/UFPB. Tem publicações nas áreas de Educação e Direitos Humanos.
E-mail: mecarvalho23@yahoo.com.br
                             



BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS(AS)
                          
       Ana Danielly Leite Batista
                   
   Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB - NCDH. Foi voluntária do Projeto de Monitoria História da Educação: entre as continuidades e rupturas do tempo histórico, Programa de monitoria/UFPB
Trabalhos publicados na área de Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.


 
 





 BRUNA GUIMARÃES 

     Cirurgiã-dentista graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduada em Reabilitação Oral/COESP/João Pessoa, mestranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia/PPGO/UFPB, aluna de Estágio Docência da Disciplina de Oclusão/DOR/UFPB e voluntária do projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia/CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
 

email:brunaguimaraes1919@gmail.com

Luziel Augusto da Silva

     Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Voluntário do projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia/CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.Bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC)
E-mail: luziel.augusto@hotmail.com
Mariana de Souza Oliveira

   Graduanda do Curso de Pedagogia Presencial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB. Coordenadora de Comunicação e Cultura do Diretório Acadêmico de Pedagogia/UFPB.
E-mail: marizinhasousa@hotmail.com.br
Noêmia Soares Barbosa Leal

        Mestranda no Curso de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania, e Política Públicas (PPGDH/CCHLA/UFPB). Graduada em Psicologia. Estágio Docência na Disciplina História da educação II no curso de Pedagogia CE/UFPB. Voluntária do Projeto: educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
E-mail: noemia.barbosa@hotmail.com

Paulo Ricardo Reis

       Graduando do Curso de Pedagogia Pela Universidade Federal da Paraíba. Voluntário do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos No Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.Coordenador de Finanças do Diretório Acadêmico de Pedagogia/UFPB.
E-mail: pricardossreis@gmail.com




Rossana Farias Queiroz Ferrer

       Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Ciências Biológicas. Voluntária do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
E-mail: rossanafs@hotmail.com

                                        





Walquiria dos Santos Lima

      Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Voluntária do Projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no Curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB.
E-mail: walquirialima1@gmail.com