sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VII Oficina:Educação em Direitos Humanos: Um caminho para o exercício da cidadania

      A VII Oficina teve por tema Educação em Direitos Humanos: Um caminho para o exercício da cidadania e ocorreu no dia onze (11) de dezembro do corrente ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro, situada no bairro de Mandacaru, João Pessoa/PB. Esta Oficina foi desenvolvida para os alunos da EJA do Ciclo I e II, e a mesma pretendeu relembrar e discutir os direitos e deveres que foram trabalhados nos Círculos de diálogo ao longo do ano 2013.
     Iniciamos a Oficina às 19:30, após todos os participantes se acomodarem no ambiente. A mestranda Maria das Graças iniciou o diálogo justificando a ausência da Profa. Dra. Maria Elizete (Coordenadora do Projeto), que não pode comparecer por questões de saúde e também agradecendo a toda comunidade escolar pela aceitação, contribuição e participação no Projeto.
      Logo após essas justificativas e agradecimentos, foi feito um breve comentário sobre os Direitos Humanos (DH), relembramos alguns conhecimentos compartilhados ao longo do ano e enfatizamos que os direitos humanos são nossos direitos e deveres, ou seja, os direitos fundamentais do cidadão e o respeito que todos devem ter pelos seus iguais. Para exemplificar esses direitos fundamentais, foi citado o direito à educação, o qual é uma grande conquista de todos os participantes, também foram mencionados outros direitos, sempre dando ênfase ao fato de que todos os direitos são conquistados através da luta diária de cada cidadão.
       Ao terminar essa fala introdutória, foi realizada uma dinâmica, que ocorreu da seguinte maneira: Ao som de uma música sobre cidadania, passamos uma bola de sopro com uma pergunta referente aos Círculos de diálogo dentro da bola, ao parar a música, quem estava com a bola na mão, estourava e respondia a pergunta. Foram 10 bolas (01 de cada vez), algumas bolas tinham premiações para motivar os alunos a continuarem a brincadeira. Dentro das bolas tinham as seguintes perguntas: O que é cidadania?  Cite exemplos de cidadania, O que são Direitos Humanos? Qual a lei que defende a mulher? Cite três direitos do ser humano, Fale sobre o direito à saúde, O que você entende por segurança pública? Ao responder esses questionamentos, os alunos tiveram a oportunidade de relembrar os direitos que foram trabalhados durante todos os círculos, além de adquirir novos conhecimentos através das discussões que foram geradas.
                                              Tema: VII Oficina, Alunos da EJA, Ciclos I, II A e II B
                                                                  Fonte: Arquivos do PROLICEN/2013


                   Professores e alunos demonstraram gratidão à equipe Prolicen, um dos alunos em seus agradecimentos disse que “não sabia que tinha tantos direitos, agora que vocês me ensinaram eu vou poder exigir os meus direitos” (Aluno X da EJA). Assim percebemos nitidamente a importância do Projeto de extensão para a disseminação da Educação em Direitos Humanos, como nos disse um dos professores da EJA “a educação é para a vida e vocês nos ajudaram a fazer isso” (Professor X da EJA).
         Assim, os resultados obtidos nesta VII Oficina que culminou o Projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo o Sujeito de Direitos nas Salas de EJA, foram extremamente positivos e reafirmaram a ideia de que através da reflexão o sujeito pode reconhecer o seu papel e a atuar como um agente transformador na sociedade em que vive, sendo capaz de combater qualquer violação de seus direitos. Os saberes e experiências compartilhados nos Cículos anteriores e na Oficina forneceram aos educandos da EJA o empoderamento necessário para que eles lutem pela efetivação de ações que ponham em prática os seus direitos, sendo livres da condição de vítimas em que se encontram.


   











Ana Danielly Leite Batista
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB



Nenhum comentário:

Postar um comentário