A VI oficina foi desenvolvida e objetivada para que os
alunos da EJA do ciclo I e II da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro,situada
em João Pessoa, Mandacaru- PB, para que tivessem um momento de relembrar os temas,
assuntos e leis vistos aos longos das visitas do grupo à escola durante os Círculos de Diálogos em 2012 de maneira lúdica, suscita e objetiva, através de
um jogo e de confecções de cartazes. Uma vez que com a junção de todos os direitos que
foram debatidos é que o ser humano vive com dignidade e exerce bem a sua
cidadania, tendo consciência de seus deveres e sabendo reivindicar e exigir
seus direitos.
Iniciamos a oficina fazendo um
agradecimento prévio a todos que ali estavam pela paciência, motivação, empenho e
participação nos Círculos de Diálogos que foram realizados durante todas as
visitas do grupo à escola.
Em seguida iniciamos um jogo, aonde dividimos a sala em dois grandes
grupos e pedimos para que eles escolhessem um representante para cada grupo, os
grupos ficaram divididos em equipe azul e equipe vermelha, eles tiveram que
jogar um dado e mediante o número que caísse cada representante do grupo
andaria pelas casas do jogo com um bonequinho com o objetivo de chegar até o
final. Mas durante o trajeto do jogo tinham algumas perguntas, referentes aos
assuntos vistos por eles durante as realizações dos círculos de diálogos, caso o
bonequinho parasse onde tinha um pergunta a equipe toda tinha que responder.
O objetivo do jogo foi fazer uma breve e divertida revisão dos direitos
que trabalhamos durante todas as visitas, fazendo com que eles tenham sempre em
mente tais direitos para exercerem bem a sua cidadania.
Logo após falamos para eles que tínhamos trazido algumas figuras com
situações que expressavam a cidadania e a falta de cidadania, onde ainda em
grupo eles tiveram que fazer a colagem dessas gravuras em cartazes.
Foi um momento muito rico, pois eles olhavam a gravura, comentavam e a
analisavam antes de colar um com o outro. Nesse momento um dos alunos se
dirigiu a outro que pegou uma gravura para colar no cartaz errado dizendo:
Isso não é
cidadania, você não esta vendo as pessoas esperando no chão por atendimento do médico
não? (Aluno X da EJA)
Com essa fala pudemos notar que alguns dos os alunos da EJA, podemos até falar
que a maioria dos alunos da EJA do ciclo I e II da Escola Municipal Senador Ruy
Carneiro, já estão bastante conscientes do que é cidadania, dos valores e
direitos que devem permear em torno de uma vida digna. Depois formamos um grande
círculo e os alunos puderam explicar as imagens que eles colaram no cartaz
mediante uma breve explicação sobre as mesmas.
Após a confecção dos cartazes, agradecemos a todos mais uma vez pela
participação e colaboração. Indagamos os alunos se eles queriam que o projeto
fosse efetivado no próximo ano na escola e eles de imediato concordaram,
demonstrando bastante interesse e nos deixando muito felizes. Uma das
professoras em seu discurso de agradecimento a equipe do projeto disse:
É um enorme
prazer receber vocês aqui na escola e espero que vocês voltem no ano que vem
com bastantes assuntos, direitos e deveres para discutirmos nos círculos. (Professora
X da EJA).
Ficamos honradas e agradecidas a todo o corpo docente e discente da escola. E como a oficina foi o encerramento das visitas/dos círculos durante o ano de 2012 nos despedimos dos alunos com um Coffee Break.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A realização da
VI oficina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro se
deu de maneira satisfatória e indispensável, uma vez alcançou todos os
objetivos esperado.
Tínhamos em mente oferecer aos alunos um momento de resgate e reflexão sobre
os já discutidos temas, assuntos, leis, etc. nos Círculos de Diálogo, durante
as visitas no decorrer do ano de 2012 de maneira prazerosa e sintetizada, aonde
eles pudessem perceber que todos os direitos vistos, somados um com o outro, é
que proporcionam ao indivíduo uma viga digna.
O
que podemos notar tanto nos Círculos, como na oficina é que o público da EJA
tem o conhecimento de muito dos direitos que eles como pessoas humanas abrangem,
porém eles não sabem aonde ou a quem recorrer para reivindicar tais direitos,
por tanto é de suma importância todo o trabalho que foi realizado na escola com
os mesmos.
Logo, entendemos a seriedade da realização da oficina, mediante a
reflexão e esclarecimento que houve da parte dos alunos durante o seu
desenvolvimento.
Equipe do projeto com os alunos da EJA
Fonte: Arquivo pessoal do
PROLICEN/UFPB - 2012
Equipe do projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo o sujeito de
Direitos nas Salas de EJA realizando a VI oficina - Educação e Direitos
Humanos: Despertando a cidadania nas salas de EJA na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Senador Ruy Carneiro – João Pessoa, Pb.
Fonte: Arquivo pessoal do
PROLICEN/UFPB - 2012
Flávia Tavares Gomes
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em
Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA,
PROLICEN/UFPB/2012.
Membro do Núcleo de Cidadania e
Direitos Humanos da UFPB
MUITO BOM!! PARABÉNS
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