quarta-feira, 21 de novembro de 2012

VI OFICINA: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: DESPERTANDO A CIDADANIA NAS SALAS DE EJA



A VI oficina foi desenvolvida e objetivada para que os alunos da EJA do ciclo I e II da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro,situada em João Pessoa, Mandacaru- PB, para que tivessem um momento de relembrar os temas, assuntos e leis vistos aos longos das visitas do grupo à escola durante os Círculos de Diálogos em 2012 de maneira lúdica, suscita e objetiva, através de um jogo e de confecções de cartazes. Uma vez  que com a junção de todos os direitos que foram debatidos é que o ser humano  vive com dignidade e exerce bem a sua cidadania, tendo consciência de seus deveres e sabendo reivindicar e exigir seus direitos.
   Iniciamos a oficina fazendo um agradecimento prévio a todos que ali estavam pela paciência, motivação, empenho e participação nos Círculos de Diálogos que foram realizados durante todas as visitas do grupo à escola.
Em seguida iniciamos um jogo, aonde dividimos a sala em dois grandes grupos e pedimos para que eles escolhessem um representante para cada grupo, os grupos ficaram divididos em equipe azul e equipe vermelha, eles tiveram que jogar um dado e mediante o número que caísse cada representante do grupo andaria pelas casas do jogo com um bonequinho com o objetivo de chegar até o final. Mas durante o trajeto do jogo tinham algumas perguntas, referentes aos assuntos vistos por eles durante as realizações dos círculos de diálogos, caso o bonequinho parasse onde tinha um pergunta a equipe toda tinha que responder.
O objetivo do jogo foi fazer uma breve e divertida revisão dos direitos que trabalhamos durante todas as visitas, fazendo com que eles tenham sempre em mente tais direitos para exercerem bem a sua cidadania.
Logo após falamos para eles que tínhamos trazido algumas figuras com situações que expressavam a cidadania e a falta de cidadania, onde ainda em grupo eles tiveram que fazer a colagem dessas gravuras em cartazes.
Foi um momento muito rico, pois eles olhavam a gravura, comentavam e a analisavam antes de colar um com o outro. Nesse momento um dos alunos se dirigiu a outro que pegou uma gravura para colar no cartaz errado dizendo:
Isso não é cidadania, você não esta vendo as pessoas esperando no chão por atendimento do médico não? (Aluno X da EJA)

Com essa fala pudemos notar que alguns dos os alunos da EJA, podemos até falar que a maioria dos alunos da EJA do ciclo I e II da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, já estão bastante conscientes do que é cidadania, dos valores e direitos que devem permear em torno de uma vida digna. Depois formamos um grande círculo e os alunos puderam explicar as imagens que eles colaram no cartaz mediante uma breve explicação sobre as mesmas.
Após a confecção dos cartazes, agradecemos a todos mais uma vez pela participação e colaboração. Indagamos os alunos se eles queriam que o projeto fosse efetivado no próximo ano na escola e eles de imediato concordaram, demonstrando bastante interesse e nos deixando muito felizes. Uma das professoras em seu discurso de agradecimento a equipe do projeto disse:

É um enorme prazer receber vocês aqui na escola e espero que vocês voltem no ano que vem com bastantes assuntos, direitos e deveres para discutirmos nos círculos. (Professora X da EJA).

Ficamos honradas e agradecidas a todo o corpo docente e discente da escola.  E como a oficina foi o encerramento das visitas/dos círculos durante o ano de 2012 nos despedimos dos alunos com um Coffee Break.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização da VI oficina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro se deu de maneira satisfatória e indispensável, uma vez alcançou todos os objetivos esperado.
Tínhamos em mente oferecer aos alunos um momento de resgate e reflexão sobre os já discutidos temas, assuntos, leis, etc. nos Círculos de Diálogo, durante as visitas no decorrer do ano de 2012 de maneira prazerosa e sintetizada, aonde eles pudessem perceber que todos os direitos vistos, somados um com o outro, é que proporcionam ao indivíduo uma viga digna.
O que podemos notar tanto nos Círculos, como na oficina é que o público da EJA tem o conhecimento de muito dos direitos que eles como pessoas humanas abrangem, porém eles não sabem aonde ou a quem recorrer para reivindicar tais direitos, por tanto é de suma importância todo o trabalho que foi realizado na escola com os mesmos.
Logo, entendemos a seriedade da realização da oficina, mediante a reflexão e esclarecimento que houve da parte dos alunos durante o seu desenvolvimento.


 Equipe do projeto com os alunos da EJA
Fonte: Arquivo pessoal do PROLICEN/UFPB - 2012



Equipe do projeto: Educação em Direitos Humanos: Construindo o sujeito de Direitos nas Salas de EJA realizando a VI oficina - Educação e Direitos Humanos: Despertando a cidadania nas salas de EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro – João Pessoa, Pb.
Fonte: Arquivo pessoal do PROLICEN/UFPB - 2012

Flávia Tavares Gomes
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2012.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

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