sábado, 17 de novembro de 2012

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos Na América do Sul



Como já é do conhecimento de todos, pois publicamos aqui em nosso blog, está acontecendo a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos Na América do Sul, em João Pessoa, mais especificamente na Usina Cultural da Energisa.
O objetivo principal da Mostra Cinema e Direitos Humanos é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.
Reservei um tempinho e fui ontem dia: 16/11/2012 prestigiar o evento e pudi assistir a dois filmes bem interessantes. Virou o Jogo: A História das Pintadas de Marcelo Villanova e Chocó de Jhonny Hendrix Hinestroza. Os dois filmes faz referência aos direitos das mulheres.  
Resumo dos filmes
 Virou o Jogo: A História das Pintadas de Marcelo Villanova: Na cidadezinha de Pintadas, no seminário baiano, o machismo era considerado norma, e as leis eram para os homens e pelos homens, como em tantos lugares do Brasil. Mas algumas mulheres se organizam para vencer o machismo, mudando hábitos e jogando futebol.
Chocó de Jhonny Hendrix Hinestroza: Chocó tem 27 anos e sustenta a família, composta por dois filhos e seu marido, que passa o tempo tocando Marimba, bebendo e jogando dominó. Maltratada física e sexualmente pelo esposo, ela decide se vingar, e isto mudará sua história.
Chocó é um filme que mostra de maneira bem clara, que em algumas situações os valores materiais falam mais altos que os valores morais e que a sociedade pode ser injusta e aproveitadora mediante uma situação de necessidade do ser humano.
Aconselho a todos que tiverem interesse de prestigiar a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos Na América do Sul, que assim o faça, pois o evento é gratificante , uma vez que nos faz refletir sobre os nossos direitos, direitos que na condição de seres humanos temos. DIREITOS HUMANOS.
Flávia Tavares Gomes
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2012.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário