sábado, 15 de outubro de 2016

Oficina "Direitos Humanos e Violência contra a mulher"

           Nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2016 o grupo do Projeto Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direitos no curso de Pedagogia CE/UFPB, PROLICEN/UFPB viajou ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba – Bananeiras para o V Encontro Regional de Pedagogia, onde organizaram uma Oficina intitulada “Direitos Humanos e Violência contra a mulher”
           A oficina ficou dividida em dois dias, onde foram realizadas diversas atividades, as mesmas foram divididas da seguinte forma:

1º Dia: A responsável pela discussão foi A Mestranda e Voluntária do Projeto Lidiane Nayara, a mesma trouxe os aspectos históricos da mulher na sociedade, e para impactar e mostrar a repressão de formas intrínsecas, trouxe ainda uma mini apresentação de mulheres caracterizadas e relatando situações que eram obrigadas a passar, as mulheres foram: A Submissa, que só tinha como dever cuidar da casa e dos filhos e que não podia sair na rua sem estar acompanhada do marido. Trouxe também a “Bruxa”, que era a mulher que descobriu na natureza o tratamento e a cura para algumas doenças, estas mulheres eram condenadas à morte em praça pública. Além destas, trouxe também a mulher operária, que trabalhava mais que os homens e em condições precárias, mas que, mesmo assim, ganhavam bem menos que os homens, que ocupavam cargos com carga horaria bem menor. E por último, trouxe a mulher moderna, que trabalha, tem seu dinheiro, sua independência, mas que ainda sofre opressão quando seu marido ou companheiro diz que ela está feia, seu cabelo esta estragado, ou até porque suas unhas pintadas de vermelho não condizem com unhas de uma mulher “direita”. Após a apresentação alguns participantes da oficina relataram experiências bem parecidas com as encenadas.

2º Dia: Neste segundo dia a responsável pela discussão foi a também Mestranda e Voluntária do Projeto, Ana Danielly, que trouxe as leis que se referem a segurança e integridade física, psicológica e emocional das mulheres. Trouxe também um poema, que foi declamado de uma forma extremamente profunda e tocante pela Bolsista do Projeto, Walquiria. Após finalizar este momento mais teórico, foi o momento de realizar a parte pratica da oficina, onde em dupla, os participantes se organizaram e escolheram imagens relacionadas a violência contra mulheres e a partir destas imagens criaram mensagens de conscientização a respeito da importância da denuncia de violência contra a mulher.
         Para finalizar a oficina, Professora e Coordenadora do Projeto, Maria Elizete, agradeceu a participação de todos e realizou o sorteio de alguns livros que continham artigos de sua autoria, logo em seguida foram entregues as lembrancinhas, e o mais importante, a certeza que após participar desta oficina muitas pessoas entenderam seu papel fundamental para que a lei seja efetivada, e, dessa forma, muitas vidas sejam salvas.

Vejam abaixo algumas imagens da Oficina “Direitos Humanos e violência contra a mulher”:

Tema: Veronica, Voluntária no projeto, relatando experiências.

Tema: Bolsistas,voluntários e Coordenadora do Projeto juntamente com os participantes da oficina. 

Tema: Bolsista e Voluntárias com a Coordenadora do Projeto no primeiro dia.

Tema: Bolsista, Voluntários e a Coordenadora do Projeto no segundo dia.




Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. a vida de professor é um sacerdócio. gosto de ver inovações como sua iniciativa de compartilhar sua rotina.

    ResponderExcluir