terça-feira, 23 de julho de 2013

Apresentação do projeto nas salas de História da Educação I e II- UFPB



         No dia 03 de Julho de 2013, o grupo apresentou nas salas de História da Educação I e II, O Projeto intitulado, Educação em direitos Humanos: construindo o sujeito de direitos nas salas de EJA, sob coordenação da professora Doutora Maria Elizete Guimarães Carvalho. O objetivo dessa apresentação foi despertar e sensibilizar os alunos que estão iniciando a graduação em Pedagogia para uma Educação em Direitos Humanos (EDH), a qual se faz extremamente necessária para a construção de uma cidadania plena e do respeito à dignidade humana.
          
Conforme a orientação da professora, o grupo estava programado para realizar uma apresentação em cada sala, todavia, ao entrarmos na sala de história II, na qual seria a primeira apresentação, a turma de história I nos procurou sugerindo que juntássemos as salas, pois o professor que daria aula no primeiro horário havia faltado. Desta forma, com a concordância de todos realizamos uma única apresentação para as duas salas, isso foi muito proveitoso, pois tivemos mais alguns minutos na exposição e discussão do tema.
 Iniciamos por volta das 19h15minh tendo como norteador da palestra um slide preparado pelo grupo que apresentava os seguintes tópicos:
·         Noções de Direitos Humanos (sentido e evolução histórica, declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948, princípios dos Direitos Humanos);
·         Breve Histórico da EJA:

·         Educação de Jovens e Adultos no âmbito educacional brasileiro, relegado a segundo plano;
·         As primeiras políticas públicas voltadas para EJA (início dos anos de 1940);
·         Movimentos dos anos 60;
  ·         Mobral/1967.
·         A EJA na atualidade como modalidade de ensino: avanços e dificuldades.
·         O porquê de trabalhar EDH nas salas da EJA?
·         Educação em Direitos Humanos
·         Conhecendo o projeto...
Após essa contextualização e justificativa do Projeto, foi exibida a parte prática através da memória fotográfica, também falamos sobre o blog pedagógico criado com a finalidade de divulgar os eventos que o grupo participou/participa e difundir informações fundamentais sobre Direitos Humanos. 
            É importante salientar que durante a explanação do grupo, houve a participação de muitos alunos, alguns demonstraram admiração e aprovação pela temática do Projeto, outros expressaram inquietações sobre o tema, como foi o caso do aluno que falou:
Nunca vi a presença dos direitos humanos pra defender um cidadão de bem, mas sempre os vejo pra defender bandido. Um assaltante mata uma criança de cinco anos e os direitos humanos não fazem nada, enquanto um policial não pode nem tocar no bandido. (Aluno X de História II)

            Diante disto foi esclarecido conforme Tavares que antes de tudo precisamos ver os Direitos Humanos como algo próximo a nós e não como uma instituição. Foi explicado também que quando um cidadão é preso, o mesmo fica sob a guarda do estado, por isso o representante dos Direitos Humanos é acionado para defender/proteger a fim de que não recaia sobre o estado a responsabilidade de algum dano que ocorra a este cidadão. Citamos os protestos que estão acontecendo atualmente, para reafirmar a idéia de que Direitos Humanos não é uma instituição e sim o direito do povo/sujeito de direitos que devem ser atuantes na sociedade, respeitando uns aos outros e reivindicando aquilo que lhes tem sido negado.
            Por fim encerramos esse momento agradecendo a paciência e disponibilidade dos alunos presentes, os mesmos ficaram muito interessados pelo projeto e pelas publicações organizadas pela professora Doutora Maria Elizete Guimarães Carvalho, as quais foram sorteadas entre os graduandos e vendidas por preços especiais. O grupo saiu da sala por volta das 21h30min conscientes de que a semente da sensibilização foi plantada na vida daqueles 72 estudantes de pedagogia que ali estavam e certamente germinará em futuros professores que expandirão uma Educação em Direitos Humanos.


Ana Danielly Leite Batista
Graduanda de Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

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