No
dia 03 de Julho de 2013, o grupo apresentou nas salas de História da Educação I
e II, O Projeto intitulado, Educação em direitos Humanos: construindo o
sujeito de direitos nas salas de EJA, sob coordenação da professora
Doutora Maria Elizete Guimarães Carvalho. O objetivo dessa apresentação foi
despertar e sensibilizar os alunos que estão iniciando a graduação em Pedagogia
para uma Educação em Direitos Humanos (EDH), a qual se faz extremamente
necessária para a construção de uma cidadania plena e do respeito à dignidade
humana.
Conforme a orientação da professora, o grupo estava programado para realizar uma apresentação em cada sala, todavia, ao entrarmos na sala de história II, na qual seria a primeira apresentação, a turma de história I nos procurou sugerindo que juntássemos as salas, pois o professor que daria aula no primeiro horário havia faltado. Desta forma, com a concordância de todos realizamos uma única apresentação para as duas salas, isso foi muito proveitoso, pois tivemos mais alguns minutos na exposição e discussão do tema.
Iniciamos por volta das 19h15minh tendo como norteador da palestra um
slide preparado pelo grupo que apresentava os seguintes tópicos:
·
Noções de Direitos Humanos (sentido e
evolução histórica, declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948, princípios dos Direitos Humanos);
·
Breve Histórico da EJA:
·
As primeiras políticas públicas voltadas
para EJA (início dos anos de 1940);
·
Movimentos dos anos 60;
·
Mobral/1967.
·
A EJA na atualidade como modalidade de
ensino: avanços e dificuldades.
·
O porquê de trabalhar EDH nas salas da
EJA?
·
Educação em Direitos Humanos
·
Conhecendo o projeto...
Após essa contextualização e
justificativa do Projeto, foi exibida a parte prática através da memória fotográfica, também falamos sobre o
blog pedagógico criado com a finalidade de divulgar os eventos que o grupo
participou/participa e difundir informações fundamentais sobre Direitos Humanos.
É importante salientar que durante a
explanação do grupo, houve a participação de muitos alunos, alguns demonstraram
admiração e aprovação pela temática do Projeto, outros expressaram inquietações
sobre o tema, como foi o caso do aluno que falou:
Nunca vi a presença dos direitos humanos pra
defender um cidadão de bem, mas sempre os vejo pra defender bandido. Um
assaltante mata uma criança de cinco anos e os direitos humanos não fazem nada,
enquanto um policial não pode nem tocar no bandido. (Aluno X de História II)
Diante disto foi esclarecido
conforme Tavares que antes de tudo precisamos ver os Direitos Humanos como algo
próximo a nós e não como uma instituição. Foi explicado também que quando um
cidadão é preso, o mesmo fica sob a guarda do estado, por isso o representante
dos Direitos Humanos é acionado para defender/proteger a fim de que não recaia
sobre o estado a responsabilidade de algum dano que ocorra a este cidadão.
Citamos os protestos que estão acontecendo atualmente, para reafirmar a idéia
de que Direitos Humanos não é uma instituição e sim o direito do povo/sujeito
de direitos que devem ser atuantes na sociedade, respeitando uns aos outros e
reivindicando aquilo que lhes tem sido negado.
Por fim encerramos esse momento
agradecendo a paciência e disponibilidade dos alunos presentes, os mesmos
ficaram muito interessados pelo projeto e pelas publicações organizadas pela
professora Doutora Maria Elizete Guimarães Carvalho, as quais
foram sorteadas entre os graduandos e vendidas por preços especiais. O grupo saiu da sala por volta das 21h30min conscientes
de que a semente da sensibilização foi plantada na vida daqueles 72 estudantes
de pedagogia que ali estavam e certamente germinará em futuros professores que expandirão
uma Educação em Direitos Humanos.
Ana Danielly Leite Batista
Graduanda de
Pedagogia/UFPB
Bolsista do Projeto
Educação em Direitos Humanos: construindo um sujeito de direitos nas salas de
EJA, PROLICEN/UFPB/2013.
Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB
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