Chegamos a Escola
Municipal Ministro José
Américo de Almeida, situada no bairro José Américo na cidade de João
Pessoa, estado da Paraíba às 19h00min de uma quinta-feira, dia 19 de julho do
corrente ano. Primeiramente falamos com as professoras que
lecionam no ciclo I e II e logo após fomos à sala de
multimídia onde realizou-se o nosso I círculo de diálogo. No dia de nossa
visita, tinham 11 alunos, em sua maioria mulheres.
Iniciamos nosso
círculo passando um vídeo para eles que retratava uma abordagem policial cheias
de falhas, tanto do lado dos policiais, quanto do lado do cidadão, que por
desconhecimento de seus direitos acabou se confrontando com os policiais e
sendo preso. Logo após o vídeo, iniciamos uma conversa sobre o tema, questionamos o
que eles tinham visto no vídeo que consideravam errado ou correto, como é que
eles viam as abordagens policiais, se já haviam passado por alguma, como foi, etc.
Eles relataram algumas situações vistas e outras vividas.
Durante a realização e desenvolvimento da nossa conversa, notamos que os
alunos da EJA em sua maioria são incrédulos na execução, no cumprimento, na
efetivação das leis. Eles generalizam demais as situações e se apegam ao
pensamento de que as coisas nunca vão mudar, que não adianta fazer nada.
No decorrer do círculo uma das professoras trouxe um comentário para o
debate muito proveitoso. Ela disse: “Quando eu sou abordada em uma blitz eu me
sinto segura, protegida, pois estou vendo que a polícia esta fazendo o seu
trabalho” (Fala de uma professora da EJA, 2012).
Com essa colocação da professora os alunos refletiram
sobre o trabalho da polícia e entenderam que quando um policial aborda alguém, ele
não esta desrespeitando o cidadão ou a cidadã, ele apenas esta cumprindo o que
lhe foi ensinado em sua formação, logo o cidadão de bem não deve ficar
apreensivo, indignado ou revoltado com tal ação.
No proceder do círculo foram surgindo dúvidas referentes
ao local onde fazer denúncias em caso de irregularidades no momento de uma
abordagem policial e nós que fazemos parte do grupo¹, passamos para os educando
telefones e endereços de lugares especializados.
Despedimos-nos dos alunos da EJA e das demais pessoas que
trabalham na escola muitos satisfeita com o trabalho desenvolvido e ficamos de
volta para o II círculo de diálogo com o próximo tema para ser abordado, que
será sobre a lei do empregador doméstico.
Trabalhar
a temática: Abordagem policial fez-se importante e fundamental, para que através
das informações que foram passadas para os alunos os mesmo saibam agir
futuramente, diante de tal ação. Para que os mesmo reflitam um pouco sobre a
atuação da polícia e de sua própria postura enquanto cidadão ativo em uma
sociedade que objetivamos ser justa e digna.
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