segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CÍRCULO DE DIÁLOGO SOBRE: ABORDAGEM POLICIAL NA ESC. JOSÉ AMÉRICO

Chegamos a Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida, situada no bairro José Américo na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba às 19h00min de uma quinta-feira, dia 19 de julho do corrente ano. Primeiramente falamos com as professoras  que lecionam no ciclo I e II e logo após fomos à sala de multimídia onde realizou-se o nosso I círculo de diálogo. No dia de nossa visita, tinham 11 alunos, em sua maioria mulheres.
Iniciamos nosso círculo passando um vídeo para eles que retratava uma abordagem policial cheias de falhas, tanto do lado dos policiais, quanto do lado do cidadão, que por desconhecimento de seus direitos acabou se confrontando com os policiais e sendo preso. Logo após o vídeo, iniciamos uma conversa sobre o tema, questionamos o que eles tinham visto no vídeo que consideravam errado ou correto, como é que eles viam as abordagens policiais, se já haviam passado por alguma, como foi, etc. Eles relataram algumas situações vistas e outras vividas.
Durante a realização e desenvolvimento da nossa conversa, notamos que os alunos da EJA em sua maioria são incrédulos na execução, no cumprimento, na efetivação das leis. Eles generalizam demais as situações e se apegam ao pensamento de que as coisas nunca vão mudar, que não adianta fazer nada.
No decorrer do círculo uma das professoras trouxe um comentário para o debate muito proveitoso. Ela disse: “Quando eu sou abordada em uma blitz eu me sinto segura, protegida, pois estou vendo que a polícia esta fazendo o seu trabalho” (Fala de uma professora da EJA, 2012). 
Com essa colocação da professora os alunos refletiram sobre o trabalho da polícia e entenderam que quando um policial aborda alguém, ele não esta desrespeitando o cidadão ou a cidadã, ele apenas esta cumprindo o que lhe foi ensinado em sua formação, logo o cidadão de bem não deve ficar apreensivo, indignado ou revoltado com tal ação.
No proceder do círculo foram surgindo dúvidas referentes ao local onde fazer denúncias em caso de irregularidades no momento de uma abordagem policial e nós que fazemos parte do grupo¹, passamos para os educando telefones e endereços de lugares especializados.
Despedimos-nos dos alunos da EJA e das demais pessoas que trabalham na escola muitos satisfeita com o trabalho desenvolvido e ficamos de volta para o II círculo de diálogo com o próximo tema para ser abordado, que será sobre a lei do empregador doméstico.

Considereções Finais:

Trabalhar a temática: Abordagem policial fez-se importante e fundamental, para que através das informações que foram passadas para os alunos os mesmo saibam agir futuramente, diante de tal ação. Para que os mesmo reflitam um pouco sobre a atuação da polícia e de sua própria postura enquanto cidadão ativo em uma sociedade que objetivamos ser justa e digna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário