sábado, 26 de maio de 2012

Resumo

Projeto: Educação em Direitos Humanos: construindo o sujeito de direitos nas salas da EJA (PROLICEN/2012 - Renovação)
Resumo:
Partindo do pressuposto de que os alunos da EJA têm sido historicamente vítimas de violação em seu direito à educação, o que interfere na conquista de outros direitos e na realização de sua dignidade, surge à necessidade de formação do sujeito de direitos nas salas de EJA. Tal proposta vem sendo desenvolvida em duas escolas públicas da cidade de João Pessoa, pelo referido projeto, como instrumento de combate à violação dos direitos humanos, promovendo processos educativos, em que os alunos refletem sobre situações concretas de violação aos seus direitos, discutem direitos e deveres e as formas legais de buscá-los. A metodologia utilizada contempla as discussões e reflexões resultantes de uma prática pedagógica norteada por aspectos da pedagogia freireana, em que é considerado o levantamento de situações geradoras, os relatos das histórias de vida dos próprios alunos, o diálogo e a conscientização, trabalhados em “Círculos de Diálogo”, realizados com os alunos jovens e adultos.


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