Projeto: Educação em Direitos
Humanos: construindo o sujeito de direitos nas salas da EJA (PROLICEN/2012 - Renovação)
Resumo:
Partindo do pressuposto de que os
alunos da EJA têm sido historicamente vítimas de violação em seu direito à
educação, o que interfere na conquista de outros direitos e na realização de
sua dignidade, surge à necessidade de formação do sujeito de direitos nas salas
de EJA. Tal proposta vem sendo desenvolvida em duas escolas públicas da cidade
de João Pessoa, pelo referido projeto, como instrumento de combate à violação
dos direitos humanos, promovendo processos educativos, em que os alunos
refletem sobre situações concretas de violação aos seus direitos, discutem
direitos e deveres e as formas legais de buscá-los. A metodologia utilizada
contempla as discussões e reflexões resultantes de uma prática pedagógica
norteada por aspectos da pedagogia freireana, em que é considerado o
levantamento de situações geradoras, os relatos das histórias de vida dos
próprios alunos, o diálogo e a conscientização, trabalhados em “Círculos de
Diálogo”, realizados com os alunos jovens e adultos.
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