É com muita alegria que o grupo informa que está em momento de elaboração de trabalhos para enviar para a aprovação no IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas do HISTEDB, que ocorrer-a na UFPB nos dias 31 de julho e 1,2 e 3 de agosto.
O Grupo de Estudos e Pesquisas História da
Educação da Paraíba – HISTEDBR-PB tem a satisfação de organizar o IX SEMINÁRIO
NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL” com
o tema geral: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: experiências e peculiaridades.
Essa satisfação se manifesta por três razões: a primeira por ser o GT/PB, o
segundo vinculado ao HISTEDBR, que se responsabiliza, mais diretamente, em
organizar e sediar o Seminário Nacional. A segunda por se tratar do ano em que
homenagearemos o professor Dermeval Saviani principal formulador da relevante
contribuição teórica e metodológica, no âmbito educacional, conhecida como
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que desde 1984, vem sendo difundida por ele,
juntamente com outros estudiosos. E, a terceira razão se deve ao fato do Grupo
de Estudos e Pesquisas da História da Educação da Paraíba estar completando os
seus 20 anos de existência. Criado em 1992, o GT - Paraíba iniciou as suas
atividades acompanhando um projeto nacional, encabeçado pelo grupo da
Universidade Estadual de Campinas, relativo à Catalogação de Fontes Primárias e
Secundárias para a História da Educação Brasileira. A partir dessa primeira
ação de pesquisa, inúmeros temas e objetos de pesquisa foram desenvolvidos
pelos integrantes do Grupo da Paraíba. Assim, este Seminário Nacional assume um
caráter comemorativo, no sentido de festejarmos a significativa contribuição
que o HISTEDBR tem dado no processo de consolidação do campo da história da
educação brasileira e, mais particularmente, da relevante contribuição que os
pesquisadores vinculados ao HISTEDBR-PB têm oferecido ao processo de
constituição da história da educação paraibana. A realização deste IX Seminário
aporta-se em uma vasta experiência de seus pesquisadores que vêm realizando,
desde 1991, os seminários nacionais com a finalidade de socializar e apresentar
para a comunidade científica os resultados das pesquisas desenvolvidas ou em
desenvolvimento na área da História da Educação.
1. Biografias, intelectuais e ideias pedagógicas
2. Políticas públicas e história das instituições educacionais
3. Práticas escolares e processos educativos
4. Mulheres, infância e a educação
5. Movimentos sociais, etnia, direitos humanos e a educação
6. Marxismo e a educação
7. História, trabalho e educação
8. Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário