quinta-feira, 15 de março de 2012

Informe:
O Grupo tem a alegria de informar que teve uma monografia elaborada e defendida em 2011, sobre a temática Educação em Direitos Humanos, de autoria da atual mestranda em Educação/PPGE/UFPB, Maria das Graças da Cruz Barbosa, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Elizete G. Carvalho. Vejam o resumo do trabalho. Para ver o texto completo, dirijam-se ao ambiente 08, CE/UFPB.

BARBOSA, Maria das Graças da Cruz. Educação em direitos humanos: um estudo histórico (1988-2010). 2011. TCC (Curso de Pedagogia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

RESUMO
      O presente trabalho discute a Educação em Direitos Humanos (EDH) em uma perspectiva histórica, partindo do pressuposto de que o desconhecimento de sua trajetória assim como da trajetória dos Direitos Humanos é um dos entraves para sua consolidação enquanto prática educativa. Essa historicização é colocada para discussão como possibilidade de compreensão dos fundamentos que sustentam a EDH, procurando identificar nesse decurso seus principais limites e perspectivas no intuito de sua viabilização como prática educativa. Assim, para melhor compreensão da EDH, aborda-se, inicialmente, o decurso histórico dos Direitos Humanos a nível global, desde os primórdios do período axiológico, da antiguidade Greco-romana, do Medievo, da Modernidade até a Contemporaneidade, analisando-os também no âmbito brasileiro, especificamente no período contemporâneo, destacando-se suas primeiras manifestações/ações perante as violações do período ditatorial, bem como sua repercussão nas garantias fundamentais promulgadas no texto Constitucional de 1988. A partir desse contato histórico, percebe-se que as garantias ainda que legitimadas carecem da compreensão de que os Direitos Fundamentais  perpassam todos os campos da vida e todos os direitos do indivíduo, por isso garantir uma Educação em e para os Direitos Humanos é considerado um desafio a ser superado.  Destarte, analisou-se a relação teoria e prática da Educação em Direitos Humanos, partindo da compreensão de que o desconhecimento da trajetória histórica dos Direitos Humanos e da EDH seria um dos limites encontrados para sua efetivação enquanto práxis. Por fim, enfatizamos a relevância desse contato histórico para o processo de desconstrução de compreensões equivocadas a respeito dos Direitos Humanos e da Educação em Direitos Humanos.

Palavras-Chave: Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Práxis educativa. Perspectiva Histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário